segunda-feira, 17 de setembro de 2018

O Preço da Alma - Reflexão

Algum momento vocês já pararam para pensar sobre o que é a alma? E qual é o preço que devemos pagar por ela? Qual o preço da sua alma?

A ciência ainda não determinou qual o momento em que nos tornamos seres vivos. Mas não é sobre isso que iremos tratar aqui, pois deixaremos esse grande dilema da humanidade para os estudiosos.

Somos seres pensantes e mais que isso somos seres movidos pela emoção que nos invade. As emoções nos movem a cada dia, cada vez mais longe em nossa caminhada ao redor do Sol. Vivemos, lutamos, amamos, nos emocionamos.

Vocês conseguiram enumerar a quantidade de sentimentos que permearam sua vida nas ultimas 24h? E pensando nisso, se orgulham de cada um desses sentimentos?

Nossa alma imortal é a canalizadora dessas emoções. Cada emoção vibra em nossas almas como uma grande corrente elétrica.
Emoções boas fazem nossos corações baterem de forma descompassada, apesar de ser a melhor forma de arritmia.
Da mesma forma, emoções ruins ao longo do tempo, irão gerar malefícios que poderão ser irreversíveis.

A alma precisa ser inundada de bons pensamentos; boas emoções; bons momentos. Mas nossa vida não é permeada apenas de bons momentos, correto? E é nisso que estamos errando.
Até mesmo momentos em que somos inundados de tristeza, magoa, receios e medos, podem ser transformados em energia boa para alimentar a nossa alma.

Tudo é aprendizagem. Em todos os momentos podemos, e devemos colher a nossa pitada de aprendizagem. A ausência de um ente querido, que se foi antes da hora, nos ensina que a saudade é a melhor forma de lembrança. O rompimento de um relacionamento, nos ensinará que aproveitar cada momento, é uma forma de viver infinitamente na fração de um segundo. Uma notícia triste, nos ensinará que a vida não será apenas repleta de alegrias.

Mas e quando devemos pagar o preço por uma alma imortal? O momento correto são todos os momentos. O pagamento por uma alma imortal é o sentimento de verdadeiro agradecimento por nos ter sido possível viver.

Viver ao lado de um ente querido e ter colhido seu aprendizado.
Viver ao lado da pessoa amada, mesmo que esse tempo tenha sido mais curto do que gostaríamos.

A gratidão tem que ser um movimento constante em nossas vidas. E sempre que possível, devemos estender essa gratidão para as pessoas que nos cercam. Dizer um ‘bom dia’ sincero, pode melhorar o dia de uma pessoa. Um sorriso ao iniciar uma conversa com um desconhecido pode quebrar um círculo de negatividade que seja desconhecido por todos.

Sejamos gratos por cada momento de nossas vidas. E assim pagamos a nossa dívida com o Universo. Com isso pagamos o preço de nossas almas imortais.

Sejamos gratos. Eu sou grato por você em minha vida.

Um comentário: